Empilhadeiras elétricas retráteis

(até 2000 Kg)

 

 

A empilhadeira FMX é um exemplo da tecnologia aplicada a veículos elétricos de movimentação de materiais destinado a atender as condições específicas do mercado brasileiro. Suas principais características são:

 

 

Cabine de Comando

 

A cabine de comando com amplo espaço de trabalho, e linhas arrojadas com design inovador e perfeita ergonomia, garantindo facilidade de operação com conforto, segurança e facilidade de operação, proporcionando maior produtividade. São destaques:


• Facilidade e segurança no acesso e saída da cabine com a colocação de um degrau no chassi;


• Banco do operador com amortecimento e ajustes de encosto, assento e peso, que permitem a cada operador encontrar sua posição ideal de trabalho;


• Protetor do operador com barras inclinadas, que proporciona melhor visibilidade;


• Volante ajustável;


• Encosto ergonômico e confortável para o apoio do braço e encosto de cabeça; Alavancas do conjunto hidráulico de fácil operação;


• Painel moderno e de fácil leitura com as seguintes indicações:

 

- Indicação do sentido de operação;
- Indicação de códigos de falha;
- Função tartaruga (velocidade reduzida);
- Horímetro;
- Descarga da bateria;
- Luz indicativa do freio de estacio-namento;


• Monitoramento da temperatura dos motores.

 


Direção


• Moderno e preciso sistema de direção eletrônica blindado, com acoplamento direto a tração que proporciona baixo nível de ruído e reduzido custo com manutenção.

 

• Projetado de modo a oferecer a máxima segurança, possui sensores com ação redundante e microcontroladores com softwares inteligentes que por estarem interligados com o controlador de tração através do protocolo CAN-bus limitam a velocidade de translação em curvas fechadas (curve speed control) e limitam o deslocamento em caso de falhas.

 


Mastro


Mastro Triplex panorâmico com sistema de amortecimento na passagem do primeiro para o segundo estágio, tanto na elevação quanto na descida, elevação livre e possibilidade de inclinação nos garfos ou na torre, proporcionando ótima visibilidade e uma operação fácil, precisa e segura.

 


Hidráulica


O sistema hidráulico da FMX é composto por comando hidráulico com funções independentes, acionamento eletrônico através de um inversor AC trifásico, motor AC trifásico encapsulado, resistente a poeira, sujeira e umidade sendo livre de manutenção e bomba hidráulica de engrenagens, gerando um torque independente do peso da carga mesmo em baixas rotações, que proporciona o controle preciso dos movimentos, alta segurança, baixo nível de ruído e economia de energia. As velocidades de elevação dos garfos, do corretor lateral, de avanço, recuo e inclinação do mastro são ajustáveis deforma independente.

 


Unidade de Tração


O acionamento eletrônico através do inversor trifásico controla o binómio torque e velocidade do motor de tração, proporcionando excelente performance e economia. Este sistema composto de um motor AC trifásico encapsulado, resistente a poeira, sujeira, umidade (grau de proteção IP54) e também livre de manutenção, em conjunto com a caixa de redução com engrenagens helicoidais e angulares, proporciona movimentos precisos e suaves sem gastos com manutenção.

 


Freios


• Freio de estacionamento - eletromagnético de baixo consumo de energia, agindo diretamente no eixo do motor de forma automática (sem a intervenção do operador), proporcionando segurança e agilidade na operação, principalmente em rampas;


• Freio regenerativo - este freio é acionado ao retirar-se o pé do acelerador. A energia gerada no processo de frenagem retorna como carga para a bateria, e não ocasiona desgastes mecânicos pois é totalmente eletrônico. Esta regeneração também ocorre em rampas e na reversão; Freio hidráulico - acionado pelo operador atua hidraulicamente nas sapatas de freio das rodas de carga.

 


Controle central


Controladores de tração, bomba e direção são fisicamente independentes, porém interligados pelo protocolo CAN-bus, que garante uma perfeita integração funcional entre os mesmos possibilitando também a monitoração de todas as principais funções através do SMART DISPLAY de forma amigável com o operador. O SMART DISPLAY por estar interligado a redeCAN possibilita também o ajuste de parâmetros de operação de todos os controladores e o exclusivo sistema Digicode com possibilidade de até 256 programções de acesso (senhas).

 


Bateria


• Facilidade e rapidez na troca de bateria que desliza por uma saída lateral. A manutenção deste sistema é extrema-mente simples, evitando ajustes e regulagens durante a operação.

 


Segurança


• Todas as empilhadeiras STILL são construídas em conformidade com a norma 98/37/EC;


• Todos os controles operam de forma redundante analisando os sinais recebidos dos sensores continuamente. A FMX é dotada de chaves de emergência tipo "homem morto" e "parada de emergência".

 

 

< Voltar